domingo, 6 de outubro de 2013



ESCLARECIMENTO IMPORTANTE SOBRE A FAXINA REALIZADA NO BALNEÁRIO MORRO DOS CONVENTOS, DIA 05/10/2013, ENVOLVENDO A ESCOLA DE.E.F PADRE ANTÔNIO LUIZ DIAS E OSCIP PRESERV'AÇÃO

É IMPORTANTE RESSALTAR A TODOS (AS) QUE A OSCIP PRESERV'AÇÃO E A ESCOLA DO BALNEÁRIO, QUANDO ASSUMIRAM O COMPROMISSO DE LEVAR A FRENTE O PROJETO QUE ESTÁ EM ANDAMENTO E CUJO TEMA É: "UNIDADE DE PRESERVAÇÃO MORRO DOS CONVENTOS: UMA PROPOSTA SOCIOEDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO BALNEÁRIO", FOI PELO SIMPLES FATO DE QUE É POSSÍVEL TORNAR O MORRO DOS CONVENTOS UMA DAS PRINCIPAIS ROTAS TURÍSTICAS DO SUL DO BRASIL, ATRAINDO PESSOAS DE DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS E DO EXTERIOR, PARA CONHECER E SE MARAVILHAR COM A EXTRAORDINÁRIA BELEZA PAISAGÍSTICA OFERECIDA, DEIXANDO AQUI DIVISAS NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO. ALÉM DAS BELEZAS CÊNICAS, OUTROS ELEMENTOS IMPORTANTES TAMBÉM CONTRIBUEM NA CONSTITUIÇÃO DO COMPLEXO MOSAICO ECOSSISTÊMICO: O MONUMENTO GEOLÓGICO DE APROXIMADAMENTE 200 MILHÕES DE ANOS, SENDO UM TESTEMUNHO DA SERRA GERAL; OS DIVERSOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS SAMBAQUIANOS, DE 5 A 6 MIL ANOS; A FURNA MARINHA; RESTINGA; DUNAS; FAUNA E FLORA; FAROL, SEM CONTAR A ÁGUA DO OCEANO QUE AINDA APRESENTA UMA BALNEABILIDADE PRÓPRIA PARA BANHO. É IMPORTANTE QUE TODOS (AS) COMPREENDAM QUE A OSCIP PRESERV'AÇÃO QUANDO FOI CONSTITUÍDA HÁ DOIS ANOS, UMA DAS METAS INSERIDA NO ESTATUTO, É A PROMOÇÃO AÇÕES DE PARCERIAS COM OS PODERES CONSTITUÍDOS, ESPECIALMENTE A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E ÓRGÃO AMBIENTAL LOCAL, NAS DISCUSSÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS CONSISTENTES VISANDO O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DO BALNEÁRIO COMO TAMBÉM DO PRÓPRIO MUNICÍPIO. JAMAIS, SOB HIPÓTESE ALGUMA, NAS REUNIÕES QUINZENAIS REALIZADAS PELA OSCIP OU EM QUALQUER OUTRO LOCAL, FOI LANÇADO QUALQUER OPINIÃO OU COMENTÁRIO QUE FUGISSE A ESSE PROPÓSITO. O QUE REALMENTE QUEREMOS E JAMAIS ABRIMOS OU ABRIREMOS MÃOS DESSE PRINCÍPIO, PODENDO SER CONSTATADO NAS INÚMERAS AÇÕES QUE HOUVERAM DURANTE OS DOIS ANOS DE EXISTÊNCIA, É O RESPEITO E O CUMPRIMENTO ÀS LEIS AMBIENTAIS, QUE OS ÓRGÃOS AMBIENTAIS E AS DEMAIS ENTIDADES EXERÇAM CORRETAMENTE SUAS FUNÇÕES, POIS SÓ ASSIM TEREMOS UM ARARANGUÁ MELHOR.


ESCLARECIMENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PORTÃO NA ORLA DO BALNEÁRIO MORRO DOS CONVENTOS

OUTRO ASPECTO QUE DEVE SER ESCLARECIDO É QUANTO A DECISÃO TOMADA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM PORTÃO IMPEDINDO À NOITE O TRÂNSITO DE VEÍCULOS NA ORLA DO MORRO DOS CONVENTOS. CABE DESTACAR QUE A OSCIP PRESERV'AÇÃO EM NENHUM MOMENTO LANÇOU QUALQUER OPINIÃO OU PROPOSTA QUE RESULTASSE NESSA DECISÃO. O QUE DE FATO OCORREU FOI O ENCAMINHAMENTO AO MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL OFÍCIO SOLICITANDO SOLUÇÕES QUANTO A POLUIÇÃO SONORA E O LIXO DEPOSITADO NA PRAIA. EM REUNIÃO REALIZADA EM CRICIÚMA, ENVOLVENDO O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, PREFEITURA E FAMA, SEM A PRESENÇA DA OSCIP, FOI ACORDADO ENTRE AMBOS AS ENTIDADES A COLOCAÇÃO DO RESPECTIVO PORTÃO NO TRECHO NORTE QUE LIGA A BARRA DO RIO ARARANGUÁ. DIANTE DO OCORRIDO, A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BALNEÁRIO PROMOVEU ENCONTRO COM A POPULAÇÃO, DIA 30/09/2013, PARA DEBATER A DECISÃO TOMADA EM CRICIÚMA, POIS ALEGAVA DESCONHECIMENTO DOS FATOS, NÃO TENDO SIDO CONVIDADA TAMBÉM PARA A REUNIÃO DO DIA 23 DE SETEMBRO ÚLTIMO NA SEDE DO 19º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE ARARANGUÁ ONDE FOI DEBATIDO ALGUMAS ESTRATÉGIAS EMERGENCIAIS A SEREM EFETIVADAS. A PARTICIPAÇÃO DA OSCIP NA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES FOI APENAS PARA ESCLARECER OS PRESENTES SOBRE AS AÇÕES QUE VEM ADOTANDO, REITERANDO QUE A DECISÃO DO PORTÃO NÃO PARTIU DELA. VÁRIOS INTEGRANTES DA PRESERV'AÇÃO, COMO O PRÓPRIO COORDENADOR, FORAM INTERCEPTADOS ALGUMAS VEZES POR CIDADÃOS LANÇANDO COMENTÁRIOS ÁSPERAS COMO: "POR QUE VOCÊS QUEREM COLOCAR O PORTÃO PROIBINDO A ENTRADA DE VEÍCULOS NA PRAIA"? SÃO ATITUDES QUE PARECEM TER O CLARO PROPÓSITO DE NOS AMEDRONTAR. MAIS UMA VEZ RESSALTAMOS QUE A OSCIP PRESERV'AÇÃO SEMPRE PRIMOU E PRIMARÁ PELO DESENVOLVIMENTO DO BALNEÁRIO, PORÉM, A PARTIR DE CRITÉRIOS BEM CLAROS, RESPEITANDO AS PECULIARIDADES AMBIENTAIS DO LOCAL, INSERINDO A POPULAÇÃO DO BAIRRO NAS DISCUSSÕES DE PROJETOS QUE VIEREM A OCORRER.